Histórico

Hospital de Base: um senhor em constante busca de renovação

Fundado em 21 de janeiro de 1951, com gestão assumida pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) em 01 de janeiro de 2013, o Hospital de Base de Bauru (HBB) é uma unidade estadual de saúde caracterizada como hospital geral de referência em trauma (urgência e emergência). O maior volume de internação é proveniente da microrregião de Bauru (18 municípios), microrregião de Jaú (11 municípios) e microrregião de Lins (9 municípios), assim como a oferta de exames externos, que também se estende para essas três microrregiões. Os atendimentos podem eventualmente ser oferecidos para a macrorregião (que, no total, soma 68 municípios). 
A renovação da unidade começou em 2013, com melhorias estruturais, além de ter iniciado capacitação de pessoal, com mais de 200 cursos oferecidos somente em 2014, e incremento em ensino e pesquisa. Entre 2013 e 2014 foram investidos R$5mi em reformas, instalações e aquisição de equipamentos. E o Hospital saiu dos críticos 60 leitos existentes até o final de 2012 para os atuais 141  leitos de internação clínica e cirúrgica, além de 28 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Gerido pela Famesp por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Hospital conta, atualmente, com mais de 1.200 colaboradores e sua política de gestão de pessoas vem valorizando a experiência do quadro funcional para viver novos tempos.

Incremento em ensino
Com pouco menos de um ano de gestão, a Famesp deu o pontapé inicial nas atividades de ensino e pesquisa no Hospital de Base, abrindo campos de estágio em áreas de graduação, pós-graduação e residência médica. Ao final de 2013, o HBB serviu como campo de estágio para 413 estudantes. Entre as áreas mais concorridas para estagiar, a de enfermagem é disparada a que recebeu mais estudantes desde o início das atividades. Entre 2014 e julho de 2020, ao todo, 2.423 estagiários usufruíram do potencial do Hospital de Base de Bauru para campo de ensino. A grande maioria deles (825) da área de Enfermagem, provenientes de cursos de graduação e de formação técnica. O Hospital também recebeu estagiários de Técnico de Radiologia, Psicologia, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Neuropsicologia, Sistemas Biomédicos e médicos residentes da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp) e de programas próprios da Famesp. No mesmo período, o Hospital atraiu ainda 318 alunos em visitas técnicas. Além disso, anualmente, dezenas de projetos científicos são desenvolvidos nas áreas de vocação do Hospital, com acompanhamento do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Famesp.

Linha do tempo

Fundado em 1951 e gerenciado pela Famesp desde janeiro de 2013, o Hospital de Base de Bauru (HBB) acumula uma história de mais de 70 anos e segue escrevendo novas linhas. Confira, a seguir, alguns dos principais acontecimentos destacados aqui.

 

1951
21 de janeiro - Houve a inauguração do Hospital Regional Santa Casa de Bauru, que foi construído obedecendo ao mais moderno conceito de arquitetura da época, em forma de “H”.

 

1977
Associação Hospitalar de Bauru assume a gestão do Hospital de Base da 7a. região de Bauru. 

1982 
É realizada a 1a Cirurgia Cardíaca com coração e pulmão artificiais da história do Hospital de Base e da região, sob coordenação dos médicos Stéfano Germano e Henrique B. Furtado. 

1986
07 de maio - O Hospital Manoel de Abreu torna-se retaguarda para o HBB, com 150 leitos.

1989
A partir de novembro, o Banco de Sangue da Associação Hospitalar de Bauru passou a exercer a atividade de Unidade Sorológica, passando a se responsabilizar pela sorologia dos hospitais de Bauru e região.

1992 
A Unidade Sorológica passou à condição de Núcleo de Hematologia e Hemoterapia.

2002
É inaugurada a atual unidade do Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru com capacidade para atingir 3.000 coletas por mês, com alto nível de qualidade. A unidade é responsável pela coleta e processamento de sangue para toda a rede SUS de Bauru e de cidades como Pederneiras, Agudos, Macatuba, Arealva, Pirajui, Piratininga, Iacanga e Duartina. Anualmente, o Hemonúcleo faz cerca de 15.600 coletas de sangue, inscreve 7.790 pessoas no cadastro nacional de medula óssea, realiza 15.700 transfusões de hemocomponentes, além de atender pacientes hemofílicos e com hemoglobinopatias.         

2013
01 de janeiro
-  A Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) assume a gestão do Hospital de Base de Bauru.

Nesse ano, a Famesp e os administradores do HBB iniciam um trabalho de diagnóstico e mapeamento das necessidades, desde adequação e recuperação predial até o restabelecimento da identidade institucional e motivação do quadro funcional. No final de 2013, o HBB recebe 20 novos leitos clínicos da Secretaria de Estado da Saúde do Governo de São Paulo. Com isso, o Hospital passa a operar com 173 leitos (140 leitos clínicos, 28 de UTI e 05 Semi-Intensivos). 

2014
O HBB recebe investimentos para aquisição de equipamentos e revitalização predial e inicia mudanças de protocolos assistenciais. Nesse ano, a Famesp também intensificou a área de Ensino no Hospital, ampliando campo de estágios. 2.423 é o número de estagiários que usufruíram do potencial do Hospital de Base de Bauru para campo de ensino entre 2014 e julho de 2020.

É criada a Comissão de Qualidade do HBB, com o objetivo de disseminar os conhecimentos de qualidade hospitalar em todas as áreas, incorporando a cultura pela melhoria contínua nos processos da unidade.

2016 
Junho
- A Equipe da Ortopedia opera o paciente mais velho de sua história, José Agnello Santos, à época com 127 anos. O resultado foi um sucesso. Leia matéria.

2017 
Abril -  Ocorre a implantação do componente hospitalar da linha de cuidado do AVC e da enfermaria de neurologia e por meio de protocolo estabelecido pelo município e o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), o SAMU passa a regular o acesso direto desses pacientes ao Hospital de Base. Até o fim de 2017, o protocolo reduziu pela metade o tempo de internação dos pacientes vítimas de acidente vascular cerebral e as taxas de mortalidade após 24 horas sob cuidados médicos.


2018
Nesse ano, o Hospital de Base comemorou 5 anos de gestão Famesp. Para marcar a data, uma edição especial trouxe uma espécie de "balanço social" com perfis do maior patrimônio do Hospital: as pessoas e suas histórias.

Janeiro - É inaugurado o Refeitório de funcionários.

Julho -  Foi consolidada a Comissão do Sistema de Gestão da Qualidade.

Agosto - O Hospital de Base é certificado como Hospital Angels.

Setembro - O Hospital de Base participa do Congresso do CQH e recebe premiações.

2019 
A linha de cuidados do AVC, implantada em 2017, reduziu pela metade o tempo de internação dos pacientes vítimas de acidente vascular cerebral, de 12 para 6,27 dias de internação.

Setembro
> O Hospital de Base recebe 16 novos leitos de clínica médica, com estrutura totalmente reformada e equipada. 

> O Hospital de Base participa do Congresso do CQH e recebe premiações.

Novembro -  HBB lança o I Evento da Qualidade.

Dezembro -  A Pesquisa de Satisfação do Usuário aplicada de forma inédita durante a alta hospitalar sobre a estrutura de hotelaria do Hospital apresenta 88% de aprovação. Resultado foi obtido, pela primeira vez, sete anos após início da gestão Famesp e de todas as ações de melhorias do serviço.     


2020

Janeiro -  O Hospital de Base cria Horta Sustentável. Confira, aqui, reportagem veiculada do Diário do Brasil/ TV Prevê.

Abril - O Hospital de Base recebe, pela quarta vez, o status ‘Diamante’ no programa ESO Angels Awards. Evento oficial de premiação ocorreu online em setembro/2020.

Julho
> O Hospital de Base de Bauru realiza captação de múltiplos órgãos. Procedimento ocorreu em centro-cirúrgico da unidade estadual de saúde com três equipes captando coração, fígado, rins e córneas.

> No mesmo mês, o Governo do Estado de São Paulo doou três respiradores para o Hospital.

Setembro -  Uma Nova captação de múltiplos órgãos ocorreu em plena campanha Setembro Verde, de conscientização sobre Doação de Órgãos, incluindo captação de coração - o órgão foi levado por equipe de Botucatu para transplantar um homem de 36 anos.

 

2021

Janeiro - O Hospital de Base de Bauru completou 70 anos com a seguinte programação: lançamentos do site do HBB, informativo interno da qualidade e CIPA e cápsula do tempo; exposição de fotos; música itinerante e recebe “Moção de Aplausos” pelo vereador Monoel A. Losilla. Confira audiovisual produzido por Reginaldo Viana (ACI-Famesp).

Fevereiro - Hospital de Base, em parceria com APAE, lança campanha " Projeto Lacre Solidário".

Março - Lançamento da campanha HBB sustentável: “descarte o copo descartável e adote uma caneca”.

Abril - Hospital de Base de Bauru mantém Status de “DIAMANTE” DO ESO ANGELS AWARDS no 1° trimestre de 2021.

Julho - Hospital de Base de Bauru lança o Painel do Elogio para seus funcionários.  Os elogios são retirados das seguintes fontes: Pesquisas de Satisfação de Hotelaria, SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), SAF (Serviço de Atendimento ao Funcionário) e Pesquisa de Satisfação dos Doadores de Sangue.

Agosto

> Hospital de Base de Bauru instala o novo grupo gerador. Leia aqui.

Setembro

> Hospital de Base de Bauru  conquista o sétimo prêmio "Angels Diamond" na qualidade da assistência prestada ao paciente com AVC Agudo.

> Hospital de Base de Bauru é selecionado para integrar projeto do Ministério da Saúde.

 

2022

Setembro

> O Serviço de AVC do Base conquistou por nove vezes o prêmio ESO Angels Awards, criado para reconhecer e homenagear equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática de AVC e estabelecer uma cultura de monitoramento contínuo.


Novembro

> Hospital de Base de Bauru realiza simulado de atendimento a vítima de AVC, em parceria com SAMU do municípío de Bauru, DRS-VI, entre outras unidades, visando conscientizar a população quanto aos sinais de alerta e divulgar medidas a serem tomadas caso alguém esteja sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na semana seguinte a equipe de AVC realizou evento técnico sobre o assunto no encerramento das atividades relativas à Semana Nacional Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).

> Hospital de Base conquista prêmio por captação de órgãos - A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HBB conquistou o prêmio de maior captador de órgãos/1000 óbitos, entre todas as CIHDOTTs  geridas pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Botucatu, que integra o Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo.

> HBB recebe placa de eficiência enérgica por meio de Parceria com CPFL, por geração de economia e uso de energia limpa. Investimentos viabilizaram instalações de usina solar fotovoltaica e iluminação por LED na unidade.

> Visando fortalecimento da cultura de qualidade, Hospital de Base realiza IV edição de evento sobre o tema.

2023

05/10/2023 | Cerimônia de concessão do selo de Qualidade Hospitalar - CQH
Evento marca um novo ciclo na unidade hospitalar, que nos últimos dez anos passou por inúmeras transformações, sob gestão da Famesp desde janeiro de 2013.


Confira algumas imagens do evento.

> Leia matéria sobre a conquista