672

HBB conquista selo de qualidade hospitalar

[Cadastrada em: 11/09/2023, Elaine de Souza - ACI Famesp]

Confira galeria de imagens da cerimônia de concessão do selo de Qualidade


O Hospital de Base de Bauru (HBB), unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar), acaba de receber o selo do Programa de Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – iniciativa mantida pela Associação Paulista de Medicina (APM). Esse selo tem validade de dois anos e pode ser renovado após nova visita do comitê avaliador da certificação.

Mas o que isso significa? O CQH é um dos programas de certificação da qualidade que pode contribuir para a excelência institucional. Ele tem adesão voluntária e o Hospital de Base fez seu primeiro projeto de qualidade em 2014, um ano após a Famesp assumir sua gestão.

É um programa que estimula a participação e a auto avaliação institucional e contém um componente educacional importante, já que incentiva a mudança de atitudes e de comportamentos nas diferentes áreas do Hospital com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua da qualidade hospitalar.

“Foi um longo caminho, desde que toda a equipe do Hospital se empenhou na busca pela certificação. Hoje, com essa notícia, temos a segurança dos nossos processos. E sabemos que o selo não limita, mas, expande nosso compromisso de sempre garantir assistência de qualidade e buscar melhorias”, destaca a diretora administrativa do HBB, Roberta Fiuza Ramos.Essa é uma conquista coletiva, como todas as que realmente valem a pena. Por isso, agradeço a essa grande equipe que compõe o Hospital de Base de Bauru”, conclui.

A conquista desse selo é resultado de muito trabalho e empenho do grupo gestor e de toda a equipe do Hospital de Base de Bauru. Nesse período, também estamos trabalhando em busca de certificar as demais unidades sob gestão da Famesp. Afinal, nossa meta é e sempre foi oferecer serviços de saúde com padrão de qualidade”, destaca o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Jr.

Cerimônia
Na quinta-feira, 5 de outubro, a partir das 10h30, haverá a cerimônia oficial de concessão do selo de conformidade CQH/APM ao Hospital de Base de Bauru. O evento vai ocorrer no auditório AMAI, no HBB, para convidados. A entrega do selo será feita pelo coordenador do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH/APM), Milton M. Osaki.

Gestão da qualidade

Os primeiros passos do Hospital de Base de Bauru em direção à gestão da qualidade foram dados ainda em 2008, no Hemonúcleo. E aquela ideia foi semeada em todo o hospital. A partir de 2013, a política da qualidade foi aplicada em toda a instituição. Na ocasião, foi criado o Núcleo de Segurança Hospitalar e, posteriormente, a Comissão de Qualidade, com a missão de melhorar, inovar e garantir melhores experiências aos pacientes.

Em 2018, houve uma reestruturação da Comissão de Qualidade e foi criado o Núcleo Estratégico da Qualidade e a Comissão Multiplicadora da Qualidade. A partir de então, foram desenvolvidos regimentos, manuais, protocolos e formulários, com capacitação das equipes e sensibilização sobre a missão, visão e valores do Hospital, além da promoção de palestras e encontros para compartilhar conhecimentos e alinhar esforços para melhorias de rotinas e serviços.

Sinto-me profundamente realizado ao olhar para trás e contemplar a jornada que empreendemos desde 2014. Nossa busca incessante pela excelência na prestação de serviços de saúde começou timidamente, mas com determinação e paixão, conseguimos atingir um marco significativo em nossa história”, diz o presidente da Comissão de Qualidade do HBB, Leonardo Satiro.Os resultados alcançados, após nove anos de dedicação incansável, são motivo de orgulho. Após duas avaliações do CQH, em 12/04 e 21/08, finalmente conseguimos atingir os níveis de qualidade preconizados pelo programa e acreditar o Hospital de Base de Bauru com o Selo CQH. Este é um testemunho do comprometimento de toda a equipe, da nossa resiliência diante dos desafios e da crença firme de que a busca pela melhoria contínua é um caminho sem fim”, ressalta.



7 exemplos de mudanças em prol de pacientes

1-  Elaboração e revisão de protocolos assistenciais

2 - Revisão e padronização de carrinhos de emergência

3 - Sinalização interna

4 - AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro) – grande conquista para um prédio de mais de 70 anos

5 - Revisão dos processos de controle de materiais e medicamentos

6 - Revisão do processo de gestão do prontuário do paciente

7 - Definição e análise de dados do Perfil Epidemiológico

Referência em trauma para 38 municípios
O Hospital de Base de Bauru (HBB) foi fundado em 21/01/1951 e teve a gestão assumida pela Famesp em 01/01/2013. É um hospital ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e sua característica é de Hospital Geral de referência em Trauma (urgência e emergência), abrangendo pacientes de 38 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI). Possui um Hemonúcleo regional e Serviço de Hemodiálise. Oferece, atualmente, 15 especialidades médicas e tem, ao todo, 169 leitos, 28 deles de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

....................................
MATÉRIAS RELACIONADAS:

Jornal da Cidade - 13/09/2023 (PDF completo)


Portal 96 FM - 11/09/2023

https://96fmbauru.com.br/hospital-de-base-de-bauru-conquista-selo-de-qualidade-hospitalar

Portal JCnet - 11/09/2023


Portal Notícias Botucatu - 12/09/2023