Diálogos diários estimulam cultura de segurança no HBB
[Cadastrada em: 18/11/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp]
Nos dias 12 e 13, o chamado DDS - Diálogo Diário de Segurança -, promovido no Hospital de Base de Bauru pela equipe do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho), chegou aos setores de Manutenção Predial - Elétrica - Mecânica e Marcenaria. O objetivo da atividade é estimular a cultura de segurança e prevenir acidentes de trabalho entre os colaboradores.
Neste diálogo, mediado pelo técnico em segurança do trabalho, Aristides Junior, o foco foi a proteção de máquinas e equipamentos, tema fundamental para a segurança dos profissionais que operam ou transitam próximos a zonas de perigo. "As proteções, geralmente, fazem parte da máquina e são utilizadas para prover proteção por meio de uma barreira física. Pode ser uma carenagem, cobertura, tela, porta, entre outras. As barreiras mecânica, eletroeletrônica, impedem o acesso ao trabalhador e/ou a partes do seu corpo. Essas barreiras jamais devem ser retiradas, impedindo ou burlando o mecanismo de segurança", explica Aristides.
"O objetivo das proteções de máquinas e equipamentos é eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos aos quais os profissionais podem estar expostos", completa. Segundo ele, este objetivo é alcançado por meio de medidas técnicas e operacionais preventivas, que devem ser adequadas a cada situação e necessidade. O importante é que nenhum trabalhador execute suas atividades expondo-se aos riscos.
Tipos de proteção:
Proteções fixas, proteções móveis e dispositivos de segurança.