HBB ganha prêmio Amigo do Transplante
[Cadastrada em: 09/09/2024, Elaine de Souza - ACI Famesp]Por mais um ano, o Hospital de Base de Bauru recebeu o trófeu “Amigo do Transplante - destaque em notificações”. A conquista ocorreu durante o 3º ECESP - Encontro das CIHDOTTs, realizado nos dias 03 e 04/9, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.
(Crédito: Divulgação Evento, wdee.studiox01) - Na foto 1, ao centro, a médica nefrologista Paula Dalsoglio Garcia, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital de Base de Bauru, entre as enfermeiras da CIHDOTT do HBB, Emily Franciele Rodrigues dos Santos (à esquerda) e Isabela Pompilio Ferreira.
O prêmio concedido ao HBB é devido à sua CIHDOTT ter se destacado na notificação de óbitos por morte encefálica, em 2023, entre todas as CIHDOTTs geridas pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Botucatu, que integra o Sistema Estadual de Transplantes de São Paulo.
As Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) tem papel essencial na viabilização e cuidado dos doadores de órgãos para transplantes. Exercem atribuições de maneira cooperativa com as Organizações de Procura de Órgãos - OPOs e ambas são corresponsáveis pelo processo de doação de órgãos, na sua área de atuação. Os órgãos e tecidos captados no HBB são alocados aos respectivos receptores pela Central Regional de Transplantes, situada em Ribeirão Preto-SP.
"Esse troféu é um reconhecimento do trabalho de toda a nossa equipe, que atua num cenário hospitalar sempre entre a vida e a morte, comprometida em fazer o melhor no momento da captação com o objetivo de salvar uma outra vida", comenta a médica nefrologista Paula Dalsoglio Garcia, coordenadora da CIHDOTT do Hospital de Base.
Segundo os organizadores, este evento, já na terceira edição, propicia a oportunidade de diálogo direto entre os profissionais das CIHDOTT, OPO e Central de Transplantes, oferecendo um ambiente rico de discussão que busca exaltar as conquistas e criar oportunidades de melhorias em todas as etapas do processo de doação de órgãos e tecidos.
"O mês de setembro abre as comemorações do Setembro Verde, mês em que comemoramos a doação de órgãos, e como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, realizamos a premiação das comissões que mais se destacaram no processo de doação de órgãos e tecidos".
A equipe
A equipe da CIHDOTT do Hospital de Base é formada por um médico coordenador e 7 enfermeiros, sendo um deles o responsável pelo setor. O serviço funciona todos os dias (24h).
#SetembroVerde
Se você tem o desejo de ser um doador de órgãos, informe sua família. Leve esse assunto para a sala de estar e converse. "O mais importante é que as pessoas conversem sobre a morte e a questão da doação de órgãos. No Brasil, a doação só é possível se um parente de primeiro ou segundo grau autorizar a doação. Por isso, se você conversar previamente com sua família e manifestar o desejo de doar os órgãos, você tirará o peso da decisão dos familiares, que devem autorizar ou não a doação, no momento mais difícil da vida deles: a perda de um ente querido", alerta a médica.