863

Hospital de Base de Bauru supera metas do PROADI-SUS

[Cadastrada em: 21/07/2023, Elaine de Souza - ACI Famesp]


Nesta semana, nos dias 18 e 19 de julho, a médica infectologista Geovana Momo
Nogueira de Lima representou o Hospital de Base
de Bauru em coletiva nacional
de encerramento e balanço desse Projeto


O Hospital de Base de Bauru (HBB) – unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp - acaba de apresentar os resultados obtidos em dois anos de participação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). E a boa notícia é que as metas do Programa foram atingidas e até superadas, com redução de 80% na taxa de infecção por pneumonia associada à ventilação PAV (aquela que aparece após 48 horas de intubação), 72% no índice de infecção primária de corrente sanguínea e de 50% na taxa de infecção do trato urinário, sendo que o projeto visava uma diminuição de 30%.

Desde que o Hospital de Base passou a integrar a iniciativa, em 2021, trabalhou ao lado de hospitais de todo o Brasil com o mesmo objetivo: melhorar a segurança do paciente em larga escala, com metas de redução dos principais indicadores de infecção hospitalar, especialmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Nesse período de dois anos, diminuímos infecções, na UTI, e aumentamos a higienização das mãos nesta unidade. As metas foram atingidas e até superadas. Em alguns meses chegamos até a zerar os níveis de infecção de corrente sanguínea e de trato urinário”, comemora a médica infectologista Geovana Momo Nogueira de Lima, responsável pela implantação e acompanhamento do PRODI-SUS no Hospital de Base de Bauru. Nesta semana, nos dias 18 e 19 de julho, a médica representou o Hospital de Base de Bauru em coletiva nacional de encerramento e balanço desse Projeto do Ministério da Saúde, apresentando os resultados obtidos.

O projeto foi elaborado de forma colaborativa pelos hospitais PROADI-SUS e pelas equipes técnicas da Coordenação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). A equipe é formada por seis grandes hospitais do País: a Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Hcor, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Troca de experiências

No Programa, cada grupo, composto por 34 hospitais, é acompanhado por um hospital do PROADI-SUS, denominado HUB. Esse Hospital é responsável por compartilhar e trocar experiências com o hospital participante, oferecendo suporte para a obtenção de bons resultados.
Na prática, o Programa envolve capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias para a segurança do paciente.

“O HUB do Hospital de Base foi o Hospital Sírio-Libanês. E ficamos muito satisfeitos com os resultados dessa parceria”, conta Geovana.

 Se você ficou interessado no assunto e quer saber mais, acesse o site do Projeto: http://hospitais.proadi-sus.org.br/ 

CONFIRA ÁUDIO DA MÉDICA
infectologista Geovana Momo Nogueira de Lima, responsável pela implantação e acompanhamento do PRODI-SUS no Hospital de Base de Bauru.




Campanha para higienização das mãos é uma das ações intensificadas pelo Projeto