1771

Mamas: cuidados e prevenção

Cadastrada em: 07/03/2022, Elaine de Souza - ACI Famesp


Mulher: todo dia é dia de autocuidado. E o autoexame faz parte dessa rotina de afeto por si mesma 

O mês de outubro ficou conhecido nacionalmente como "Outubro Rosa" - mês de prevenção ao câncer de mama. Mas o auto-cuidado deve ser um exercício diário e durante o ano todo. Especialmente entre as mulheres, sempre sobrecarregadas.  Isso porque doenças como o câncer não dão trégua.
Levantamentos do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), feitos entre 2019 e 2021, apontam que o câncer de mama é o tipo de tumor primário mais incidente entre as mulheres no Brasil, representando 29,7% dos casos que acometem esse gênero. É também o tipo de câncer que mais mata mulheres no nosso país, segundo levantamento de mortalidade por localização primária do tumor (MS/INCA).

Mas, afinal, como manter a saúde das mamas? Conversamos com o médico Guilherme Ribeiro Fonseca, mastologista da equipe da Famesp, atuante no AME Itapetininga - unidade que mantém uma linha de cuidado própria para cuidados com a mama da mulher. Fonseca é especializado em Mastologia pelo Hospital Pérola Byington e titulado em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia.
Ouça os áudios�Y`�


Há diversas formas e estéticas de mamas... O que é uma mama considerada saudável e como identificar algo errado nelas?




O autoexame é indicado como primeiro passo para a prevenção e tratamento do câncer de mama. Mas, quando a mama tem muitas glândulas, o autoexame fica dificultado. Qual a orientação nesse sentido?

O que é o câncer de mama e quais suas causas?

O que significam aqueles graus que aparecem nos exames de mamografia e quando deve-se fazer punção num nódulo?

O que a mulher deve fazer para evitar o desenvolvimento de células cancerígenas? Os médicos mastologistas acreditam na influência de alimentos e medicações para a saúde ou a doença?

SES mantém programa de rastreamento permanente
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mantém o Programa Mulheres de Peito com o objetivo de conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, com dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e oferta de tratamento após a confirmação do diagnóstico. As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deverão entrar em contato com a CROSS pelo telefone 08007790000 para agendar o exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher, a cada dois anos.

.............................
CONTEÚDOS RELACIONADOS
�Y�� INCA explica os tipos de câncer de mama
�Y�� Saúde SP explica o que é o Programa Mulheres de Peito
..........................................
Atenção: Essas orientações não substituem uma consulta com profissional da saúde. Se você apresenta algum dos sintomas aqui descritos, procure o seu médico e informe-se sobre os cuidados necessários.