8432

Hospital de Base recebe mais um título Diamante por atuação na área de AVC

Cadastrada em: 03/09/2021, ACI-Famesp


Hospital de Base de Bauru acumula 06 status de ‘Diamante’ e 1 Ouro do ESO Angels Awards

A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais do Hospital de Base de Bauru (HBB), unidade estadual de saúde sob gestão da Famesp, acaba de receber mais um reconhecimento com o status ‘Diamante’ no programa ESO Angels Awards. O status foi concedido ao Hospital por sua performance no atendimento a pacientes com AVC em 2021. Por ano, são feitas três avaliações e as unidades analisadas podem ser classificadas com status ouro, platina ou diamante. Até o momento, o Hospital de Base acumula sete status, sendo um ouro e seis diamantes. O prêmio ESO Angels Awards foi criado para reconhecer e homenagear equipes e indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade na prática de AVC e estabelecer uma cultura de monitoramento contínuo. E é atribuído às unidades que atinjam níveis de qualidade e performance clínica na abordagem do AVC agudo, de acordo com indicadores pré-estabelecidos pela Angels Initiative e avaliados por meio de um registro contínuo dos atendimentos.

“Este status mostra a qualidade e eficiência no atendimento ao AVC, consequência do comprometimento de toda uma equipe. O reconhecimento é importante para continuar estimulando os profissionais a manter a excelência. Mas acima de qualquer coisa este status impacta na vida dos usuários e isso é o mais importante”, destaca a enfermeira Janaína Zanata, gerente de assistência do Hospital de Base. Ela conta que a unidade é avaliada trimestralmente e, desde agosto de 2018, quando foi certificada como Hospital Angels, já recebeu seis “diamond status” e um ouro.


Hospital Angels

Em 31 de agosto de 2018, houve a sessão oficial de certificação do Hospital de Base de Bauru como Hospital Angels. Surgido na Alemanha, o Programa Angels tem como objetivo agilizar e otimizar o atendimento a pacientes vítimas de AVC, capacitando profissionais e criando centros de excelência em hospitais do mundo todo. A certificação foi concedida à instituição pelo Laboratório Boehringer Ingelheim. Quem fez a entrega foi a médica Sheila Cristina Ouriques Martins, neurologista do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre e presidente da Rede Brasil AVC.

Critérios
Entre os principais critérios que o HBB e sua equipe atenderam para manter o status de Diamante estão:
- A pactuação com o SAMU na agilidade em trazer o paciente até o HBB;
- Ter uma unidade voltada especificamente para os cuidados ao AVC;
- O empenho da equipe multiprofissional (terapeuta ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social);
- A disponibilização da Alteplase (medicação utilizada na trombólise);
- Ter um serviço de imagem (Tomografia);
- Acompanhar o paciente no ambulatório para continuidade no tratamento com anticoagulação e antiplaquetário, quando indicados.

Confira os hospitais que integram o programa e suas avaliações: 
https://pt.angels-initiative.com/angels-awards/wso-award-winners

...............................................
MATÉRIAS RELACIONADAS
ðY¿¥Nossa equipe conversou com a gerente de assistência do Hospital de Base, Janaína Zanata, em 2020, sobre essa trabalho. Confira aqui.