4704

Hospital Campanha de Bauru recebe 10 leitos de UTI

Cadastrada em: 15/04/2021, ACI-Famesp

Confira o vídeo com os leitos montados. 
Imagens: Reginaldo Viana/ ACI Famesp


📸 Confira, aqui, galeria de fotos.

----------------------
Na quinta-feira (15), a prefeita Suéllen Rosim, o secretário de Saúde e vice-prefeito Orlando Costa Dias e o presidente da Famesp, Antonio Rugolo Jr., assinaram o convênio para a abertura de dez leitos de UTI no Hospital Campanha, que funciona no ‘predião’ do HRAC/Centrinho-USP. As novas vagas começam a funcionar no mesmo dia, e serão para o tratamento de pacientes graves de Covid-19, com todo o suporte ventilatório, e também aparelhos de hemodiálise para os casos em que há necessidade.

O custo da diária por leito é de R$ 2.473,18, e o convênio é válido por 90 dias, totalizando um investimento de R$ 2.225.862,00 com recursos municipais. A prefeitura já entrou com pedido de credenciamento dos leitos junto ao Ministério da Saúde. Se forem habilitados, a União repassará parte do valor necessário ao custeio.

PRIMEIROS LEITOS DE UTI NO HC
Os dez leitos são os primeiros de UTI no prédio que, futuramente, deverá abrigar o Hospital das Clínicas (HC) de Bauru. Aberto em 01 de julho de 2020, o Hospital Campanha de Bauru começou a funcionar inicialmente no quarto e quinto andar do prédio da unidade II do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais de Bauru (HRAC), com 40 leitos clínicos específicos para atendimento de Covid-19 numa parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Famesp, organização social de saúde que faz a gestão dos leitos.

A partir desta quinta-feira, 15 de abril, o Hospital também passa a ter dez leitos de UTI Covid-19. A estrutura foi montada no oitavo andar do prédio por meio de convênio entre a Famesp e Prefeitura de Bauru, com apoio do governo estadual. Cerca de 100 funcionários vão atuar na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Campanha, incluindo equipes de assistência e administrativa.

ESTRUTURA
O Hospital Campanha Bauru (HC) já tem os equipamentos essenciais para iniciar o funcionamento. A Famesp também adquiriu instrumentais, como laringoscópio, pinça e cuba. Além disso, a fundação readequou todo o espaço do HC com alterações para abrigar aparelhos de hemodiálise e outros equipamentos, fez reparos em infiltrações, ajustes em instalações elétricas, colocou entradas de oxigênio e adquiriu exaustor para deixar o oitavo andar pronto para funcionamento das UTIs.

A Famesp fez o processo de contratação emergencial de técnicos de enfermagem para o Hospital Campanha Bauru (HC), e apesar da escassez desses profissionais, reuniu currículos disponíveis em seu banco para esta seleção. Para a contratação de médicos, a Famesp precisou buscar profissionais de fora de Bauru, já que na cidade está difícil encontrar esses profissionais

As equipes recém-contratadas foram treinadas por profissionais já atuantes e experientes no enfrentamento da Covid-19, que ajudaram no detalhamento dos protocolos, inclusive.
O efetivo contará com cerca de 100 pessoas, incluindo médicos e terceirizados, como o pessoal da limpeza, lavanderia, segurança. Entre outros, são 25 técnicos de enfermagem, 12 enfermeiros, seis fisioterapeutas, um oficial administrativo, um técnico de radiologia e um gerente de enfermagem.


(COM INFORMAÇÕES DA PREFEITURA DE BAURU E FAMESP)