3793

Famesp promove jornada online sobre segurança do paciente

- Cadastrada em: 06/04/2021, Ronaldo Diegoli, ACI-Famesp

Interessados podem se inscrever gratuitamente no site http://eventos.famesp.org.br até o dia 10 de abril. As palestras serão ministradas por autoridades de saúde das unidades da Famesp e de outras instituições reconhecidas por suas boas práticas na área

Com foco na capacitação de profissionais da saúde em suas diversas áreas de atuação, aprimorando e ampliando a visão sobre a segurança do paciente na assistência à saúde, a Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) promove a I Jornada Famesp de Segurança do Paciente. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 10 de abril. A programação do evento que será totalmente online contará com sete palestras de especialistas das unidades estaduais de saúde sob gestão da Fundação e também de outras instituições reconhecidas nacionalmente na área da saúde. Para participar é preciso acessar o site http://eventos.famesp.org.br e preencher a ficha de cadastro. Quem se inscrever terá acesso aos conteúdos por meio de uma plataforma de Ensino à Distância (EAD) disponibilizada pela Famesp.

Segurança do paciente com Covid-19

Membro da comissão organizadora, o enfermeiro Wellington Rodrigo de Souza, do Núcleo de Segurança do Paciente do (HEB), explica que a pandemia trouxe uma série de desafios e incertezas para as instituições e para os profissionais de saúde. “Acredito que os impactos para a segurança do paciente vieram em virtude da sobrecarga de trabalho das equipes de saúde que já tinham uma rotina com atividades complexas e que exigem muita atenção e dedicação, e as necessidades de enfrentamento à pandemia se somaram a isso”, avalia. Por isso, segundo ele, os temas abordados no evento são voltados para um cuidado mais seguro ao paciente e podem ajudar no enfrentamento da pandemia.  

Uma abordagem específica sobre a segurança do paciente de covid-19 será feita em duas oportunidades. A médica pneumologista e diretora executiva do Hospital Estadual de Bauru, Deborah Maciel Cavalcanti Rosa, vai ministrar a palestra “Segurança do paciente no enfrentamento da pandemia de Covid-19”, e Bruno do Valle Pinheiro, pneumologista e chefe de UTI do Hospital Universitário da UFJF, vai apresentar "Insuficiência respiratória por Covid-19: como manter a segurança no cuidado". Ambos possuem o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Programação online

Para elaboração da programação, foram selecionados temas que pudessem ampliar os conceitos segurança aos profissionais que estão voltados para a assistência à saúde, sejam atuantes nas unidades da Famesp ou em outras instituições de saúde, de acordo com Maira Camila Felix de Freitas, bióloga integrante da comissão organizadora e do Núcleo de Segurança do Hospital Estadual de Bauru (HEB). “Também será uma oportunidade de compartilhar algumas ações de segurança realizadas nessas unidades”, aponta. Os palestrantes são profissionais renomados de instituições como Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp), Hospital de Base de Bauru (HBB), Hospital do Coração (HCor), Hospital Estadual de Bauru (HEB), Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil), Maternidade Santa Isabel (MSI) e Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Sempre com envolvimento da temática de segurança do paciente, as palestras tratam de ciência da melhoria, cuidados na insuficiência respiratória por Covid-19, identificação de paciente em maternidade, protocolo de atendimento em AVC, utilização de medicamentos potencialmente perigosos, cuidados com pacientes em meio à pandemia de Covid-19 e do papel do microbiologista neste tema.

Sem público presencial em decorrência da pandemia, as palestras serão disponibilizadas ao público exclusivamente por uma plataforma EAD da Famesp e, após realização de cadastro online, cada participante terá acesso exclusivo aos vídeos entre os dias 15 e 29 de abril de 2021.

Clique aqui para acesso ao folder do evento

O evento traz vantagens do formato online em decorrência do “Novo normal”: não haverá limite de inscritos e cada participante receberá certificado online pelo e-mail informado no cadastro, com detalhamento da programação e carga horária do evento. A comissão organizadora conta com o apoio doInstituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil) e daSociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A I Jornada Famesp de Segurança do Paciente integra a campanha nacional “Abril pela Segurança do Paciente” do Ministério da Saúde, cujo objetivo é dar ênfase às iniciativas desenvolvidas no país e compartilhar conhecimento e práticas seguras, além de ser uma oportunidade de divulgar o papel dos serviços, profissionais e universidades na promoção deste tema. Desde 2013, o “Dia Nacional da Segurança do Paciente” é celebrado em 1º de abril , data em que foi instituído pelo Ministério da Saúde o Programa Nacional de Segurança do Paciente através da Portaria n°529.

Capacitação para a assistência

O presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, lembra que a instituição é campo de ensino para mais de 2 mil profissionais de saúde por ano e que fomenta diversas iniciativas de capacitação. "Entendemos que o profissional que participa de eventos desse porte estará melhor capacitado para prestar a assistência em saúde e, portanto, contribuímos para que esse conhecimento transcenda nossas unidades”, justifica.  Rugolo também ressalta a importância que profissionais e unidades de saúde que são referências para enfrentamento da Covid-19 têm na disponibilização de informações e de conhecimento sobre a doença. “As rotinas e práticas que foram adotadas em relação à segurança do paciente durante a pandemia certamente vão contribuir para prevenção de situações futuras na assistência aos pacientes e na adaptação de protocolos”, pondera.

 

Metas de segurança do paciente

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece protocolos de segurança do paciente que são adotados nas unidades estaduais de saúde sob gestão da Famesp e que incluem 6 metas internacionais:

1 – Identificar corretamente o paciente

2 – Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde

3 – Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos

foto: Priscila Cazali/Famesp

4 – Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos

5 – Higienizar as mãos para evitar infecções

6 - Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão

 

Entre as rotinas de segurança, na foto acima, biomédica identifica paciente que está recebendo transfusão de sangue para garantir um processo mais seguro. Ao lado, a primeira meta internacional de segurança: identificação correta do paciente

 

foto: JaniceSato-ACI/Famesp

SONORAS

Maira Camila Felix de Freitas, bióloga, e Wellington Rodrigo de Souza, enfermeiro, membros da comissão organizadora da I Jornada Famesp de Segurança do Paciente e integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente do HEB

QUESTÃO 1 - O Dia Nacional da Segurança do Paciente

QUESTÃO 2 - elaboração da programação

QUESTÃO 3 - Quem pode participar e como será o acesso às palestras

QUESTÃO 4 - núcleo de segurança do HEB

QUESTÃO 5 - aplicação dos conhecimentos

QUESTÃO 6 - os impactos da pandemia na área de segurança do paciente

QUESTÃO 7 - Datas da I Jornada Famesp de Segurança do Paciente