1341

Arrecadação de tampinhas plásticas no HBB ajuda a manter projeto da causa animal

- Cadastrada em: 13/09/2021,Janice Sato, ACI-Famesp

Uma tampinha plástica em defesa da causa animal, ambiental e social. Um simples item pode ajudar os animais em situação de rua e ainda evita a superpopulação de pets na cidade, sem contar o impacto positivo no meio ambiente com a destinação correta de resíduos e a mobilização solidária da população.

O Hospital de Base de Bauru (HBB), sob gestão da Famesp, que apoia e desenvolve diversas ações de responsabilidade social e sustentabilidade, é também um forte aliado do projeto Ecopatinhas Bauru, instituição sem fins lucrativos, que arrecada tampinhas plásticas para conseguir renda destinada à castração de cães e gatos. O projeto Tampets do HBB, lançado em junho, propõe aos  cerca de 1.200 funcionários que recolham tampinhas em casa e deixem nos pontos de arrecadação instalados no hospital. Com a mobilização e arrecadações realizadas no mês de agosto foram coletados 143,75 Kg de tampinhas.

A coordenadora do EcoPatinhas Bauru, Maria Damasceno comenta: "Agradeço imensamente ao Hospital de Base pelo projeto Tampets. É uma forma de reconhecimento do nosso trabalho e mostra que estamos na direção correta plantando boas sementes pelo caminho. O engajamento de todos faz esse tipo de projeto ir adiante. O nosso objetivo além de castrar os animais com o dinheiro da venda de recicláveis, com certeza é também conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo. O caminho é longo e quanto mais parceiros, melhor". De acordo com ela, em pouco mais de 2 anos de atuação, foram reciclados mais de 40 mil Kg de plástico e foram castrados 340 animais.

O projeto continua em funcionamento no HBB e, além de funcionários da instituição, a população bauruense também pode ajudar. Interessados podem juntar tampas plásticas dos itens a seguir e levar até os pontos de arrecadação, localizados na Portaria 3 (escadaria do Hospital de Base), onde o Projeto Ecopatinhas disponibiliza duas barricas para depositar as tampinhas:

Tipos de tampas necessários:
- bebidas: água, refrigerante, suco, leite, isotônicos, etc.
- higiene pessoal: xampu, condicionador, pasta de dente, colírio, repelente, etc.
- produtos de limpeza: sabão líquido, detergente, desinfetante, água sanitária, etc.
- diversos: canetas, sorvete, achocolatado, manteiga, requeijão, etc.

Nas fotos, Aristides Sebastião Júnior (idealizador do projeto), Daniela Campesi (Sesmt/HBB) e Maria Damaceno (coordenadora da Eco Patinhas). Nos demais registros, as funcionários do HBB, Damaris Ni