269

Cápsula do tempo integra 70 anos do Hospital de Base de Bauru

- Cadastrada em: 15/01/2021, Elaine de Sousa, ACI-Famesp


No próximo dia 21, o Hospital de Base de Bauru (HBB) vai completar 70 anos de existência e oito anos de gestão feita pela Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar). Entre as ações comemorativas, está o lançamento da cápsula do tempo que deve trazer respostas da população bauruense para a pergunta “O que você espera do Hospital de Base para daqui a 5 anos?”. A comissão organizadora receberá respostas por meio de um formulário e fará o lacre da cápsula ao final do mês de janeiro com o propósito de abri-la em 2026. Quem participar da atividade, preenchendo o formulário (https://forms.gle/57Y7NhNJGRKu81pR6) também poderá mandar imagens que ilustrem a sua frase para o e-mail qualidade.hbb@famesp.org.br
“Nesses oito anos de gestão buscamos melhorias constantes. Daí a importância de conhecermos as expectativas da população a respeito do Hospital de Base, afinal a qualidade de um serviço é construída no dia a dia por ações individuais e coletivas”, afirma a diretora administrativa do Hospital de Base, Mônica Hamai.

Como participar?
Acesse o formulário clicando no link https://forms.gle/57Y7NhNJGRKu81pR6 ou apontando a câmera do celular para o QR Code ao lado, preencha os dados e garanta que a sua frase seja lacrada na cápsula do tempo, que será reaberta em 2026. Além do formulário, se você quiser ilustrar sua frase com recortes de jornal, fotos etc., envie o material complementar para o e-mail da Comissão de Qualidade do Hospital de Base de Bauru: qualidade.hbb@famesp.org.br
Mas atenção: o prazo de recebimento é de 18 a 31/1/2021.

O Hospital
Criado por ferroviários em 21 de janeiro de 1951, o Hospital de Base de Bauru teve sua gestão assumida pela Famesp em 01 de janeiro de 2013. É uma unidade estadual de saúde caracterizada como hospital de grande porte, com perfil assistencial voltado ao atendimento de Urgência e Emergência e cirurgias eletivas, além de internações clínicas para público adulto. Desde 2017, o HBB também tornou-se referência para o tratamento de AVC (Acidente Vascular Cerebral) com regulação do SAMU. A unidade que oferece esse tratamento integra o Serviço de Neurologia Clínica do HBB e conta com 12 leitos. A unidade hospitalar possui ainda um Hemonúcleo e um Serviço de Hemodiálise, ambos com abrangência regional.
Em geral, o maior volume de internação vem da microrregião de Bauru (18 municípios), microrregião de Jaú (11 municípios) e microrregião de Lins (9 municípios).
A renovação do Hospital começou em 2013, com melhorias estruturais, além de ter iniciado capacitação de pessoal, com mais de 200 cursos oferecidos somente em 2014, e incremento em ensino e pesquisa. Entre 2013 e 2014 foram investidos R$5mi em reformas, instalações e aquisição de equipamentos. E o Hospital saiu dos críticos 60 leitos existentes até o final de 2012 para os atuais 176 leitos de internação clínica e cirúrgica, além de 28 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Gerido pela Famesp por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Hospital conta, atualmente, com mais de 1.200 colaboradores e sua política de gestão de pessoas vem valorizando a experiência do quadro funcional para viver novos tempos.
Nesse mês de aniversário, a unidade também ganhou este site (que entrou no ar dia 18),com informações de interesse público, onde a programação comemorativa completa pode ser conferida.