19

HBB consolida trajetória da Gestão da Qualidade com auditorias internas semanais e novas conquistas em 2025

[Cadastrada em: 11/09/2025, Assessoria de Comunica??o Institucional Famesp | Bauru]

 



Desde março de 2025, o Hospital de Base de Bauru (HBB) ampliou sua estratégia de monitoramento da qualidade ao realizar auditorias internas semanais em diferentes áreas da instituição. As avaliações passaram a contemplar também questões de gestão documental e do programa 5S (metodologia que visa melhorar a organização, a limpeza e a disciplina em ambientes de trabalho). Para os registros de não conformidades, a Comissão da Qualidade passou a adotar a metodologia 5W2H (plano de ação que utiliza perguntas fundamentais para detalhar um projeto, garantindo clareza sobre o que deve ser feito), garantindo agilidade e efetividade nas resolutividades.

A iniciativa trouxe um reconhecimento especial: as áreas que não apresentaram não conformidades receberam o selo de conformidade. Entre março e agosto deste ano, foram contemplados com a certificação a Unidade de Ortopedia, OPME, Faturamento, Sesmt, Refrigeração e a Secretaria da Gerência de Apoio.

“Com essa ferramenta, as áreas conseguem trabalhar as não conformidades e as respectivas resolutividades com mais rapidez”, destaca a equipe da Comissão da Qualidade do HBB.

Primeiros passos

A trajetória do HBB na gestão da qualidade começou em 2008, no Hemonúcleo, quando gestores participaram do Curso de Gestão da Qualidade com foco em Serviços de Hemoterapia, promovido pelo Hemocentro de Marília. A partir dessa formação, foram implantadas ferramentas como manuais, registros de não conformidades, organograma, fluxograma e capacitação dos funcionários.

Dois anos depois, o Hemonúcleo passou a contar com auditorias internas e auditorias externas do Ministério da Saúde, que impulsionaram novas práticas, como planos de ação com prazos determinados, criação da missão, visão e valores, implantação do SIPOC (ferramenta de mapeamento de processos) e monitoramento de indicadores e pesquisas de satisfação.

O processo de implantação da política da qualidade na gestão da Famesp, iniciado em 2013, foi marcado pela criação do Núcleo de Segurança Hospitalar (NSH), responsável pela gestão de riscos e visitas técnicas. Em 2014, o SESMT passou a formalizar inspeções em todas as áreas, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a Comissão da Qualidade foi criada em formato representativo, com ênfase na qualificação de lideranças.

Nesse período, foram realizadas autoavaliações com base no manual do Ministério da Saúde e do Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), além de oficinas de gestão em parceria com o Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

 

Avanços

Em 2017, o HBB implantou inspeções do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), monitorando o manejo e descarte adequado dos resíduos. Já em 2023, a Comissão da Qualidade instituiu auditorias internas mensais em quatro áreas estratégicas: administrativa, assistencial, clínica cirúrgica e clínica médica.

“As auditorias semanais e a utilização de novas ferramentas fortalecem nossa cultura de melhoria contínua e refletem o compromisso do HBB em oferecer serviços de saúde com qualidade e segurança para a população”, conclui a equipe da Comissão da Qualidade.