6265

Asma: o que é e como tratar

[11/05/2022, Janice Sato - ACI Famesp]

[texto e foto: Janice Sato | ACI Famesp]

Ouça os áudios:
Como surge a asma?

Sintomas:


A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O paciente pode apresentar sintomas como tosse seca (há mais de 2 meses), falta de ar, cansaço, sensação de opressão no peito e chiados nesta região. Há casos em que a pessoa apresenta um desses sinais ou todos esses sintomas de uma vez. Na maioria das vezes esta doença surge na infância, mas pode acontecer entre os jovens, adultos e idosos. Essa faixa etária abrangente depende do fator que a desencadeia.

“Eu digo que o paciente tem a fechadura da doença e ele precisa de uma chave para iniciar o quadro. Esta ‘chave’ pode ser uma infecção, pós-infecção, uma exposição (o indivíduo começa a fumar), bolor, poluição, entre outros. O clima frio e seco também pode levar o paciente asmático a ter uma piora do seu quadro”, comenta Jacob Antonio Della Coletta, médico pneumologista, que atua no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu e no Hospital Estadual de Bauru.

Asma e Covid
Ouça o áudio:

De acordo com Jacob, não existe comprovação científica de que a pessoa asmática possa agravar seu quadro de asma após a infecção por covid-19. “O que sabemos é que tanto o paciente asmático que faz tratamento controlado com o médico e usa medicamentos regularmente, em comparação com a pessoa que não tem asma, ambos têm a mesma evolução caso adquira covid-19. Não é porque o paciente tem asma tratada que isso vai agravar o quadro de infecção pelo SARS-CoV-2”, esclarece.

Tratamento

Ouça o áudio:

A asma é uma doença crônica, genética e não tem cura, porém existe controle e tratamento personalizado conforme o histórico de cada pessoa. “O paciente deve ter o diagnóstico correto e depois iniciar o tratamento com o uso de corticoides inalatórios, responsáveis por desinflamar as vias aéreas, associado a broncodilatadores que abrem os brônquios (estrutura que liga a traqueia aos pulmões). Outra dica importante é que o paciente faça a higiene ambiental, evite exposição à fumaça de cigarro, não fume, perca peso, seja vacinado contra a gripe e contra pneumonia”, explica Jacob.
O médico destaca que os asmáticos devem continuar o tratamento de manutenção prescrito pelo especialista e não somente usá-los em momentos de crise. Os medicamentos estão acessíveis nas unidades de saúde via SUS.